Situação
de aprendizagem
Crônica:
Avestruz de Mário Prata
Público Alvo: 7 º ano
Competências e
habilidades: Explorar , desenvolver e ampliar as capacidades de
leitura e escrita.
Ativação do
conhecimento de mundo/ Antecipação ou predição (levantamento de
hipóteses):
(Antes
da leitura do texto propriamente dito, serão feitas perguntas sobre
o assunto, visando garantir a socialização de conhecimentos)
- Você conhece um avestruz?
- Já viu um avestruz?
- Como você imagina que seja?
Apresentação do
título:
- Apresente o título do texto AVESTRUZ , peça aos alunos que anotem a opinião deles a cerca desse título para conferi-la após ouvirem a crônica;
- Por meio de perguntas, explore um pouco esse título: Esse texto desperta sua atenção? Sim ou não? O que ele sugere? Pelo título, dá para imaginar o assunto da crônica?Você pode imaginar o cenário?
Checagem
de hipóteses
1ª Leitura feita pelo
professor ( texto impresso )
(Durante a leitura da
crônica o professor deve ir retomando as hipóteses( antecipações
) levantadas para verificar se elas foram ou não confirmadas).
Localização de
informações, comparações e generalizações
(O professor pode
solicitar que, durante a leitura, os alunos utilizem “procedimentos
tais como sublinhar informações relevantes para buscar passagens
essenciais e abandonar informações periféricas)
- Elementos da narrativa;
- Comparação da avestruz com um ser humano;
- Pesquisa sobre avestruz e comparar com o que já conheciam sobre a ave;
- Recontar oralmente a história.
- Ter um avestruz como um animal de estimação: sim ou não?
- Que animais são indicados para se ter como estimação?
Produção
de inferências locais e globais:
(Deve-se
levar o aluno a deduzir o sentido das palavras desconhecidas)
- Perfil da personagem ( classe social, educação)
- Levantamento das palavras desconhecidas (dedução/dicionário)
- Qual o posicionamento do narrador em relação ao avestruz? Compare com trechos do texto.
Recuperação
do contexto de produção;definição de finalidades e metas da
atividade de leitura:
- Gênero – crônica;
- Apresentação do autor;
- Lugar social que ocupa;
- Esfera social em que o texto circula;
- Veículo em que é divulgado;
- Momento histórico em que foi produzido;
- Intenções comunicativas do autor.
Percepção de
relações de intertextualidade e interdiscursividade:
(Nesse momento o
leitor estabelece relações com o que está lendo e o que já leu,
ouviu, conversou, assistiu, por meio de comentários, perguntas,
retomadas, solicitação de pesquisas etc. )
- O Reformador do Mundo – Monteiro Lobato;
O REFORMADOR DO MUNDOMonteiro LobatoAmérico Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estaria errado e a natureza só fazia asneira.- Asneira , Américo?- Pois então?... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e lá adiante vejo uma colossal abóbora, presa ao caule de uma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem de ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabeiras para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.Mas o melhor, concluiu, é não pensar nisto e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?E Pisca-Pisca, piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com um mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos. Uma beleza!De repente, no melhor da festa, plaft! Uma jabuticaba cai do galho e lhe acerta em cheio o nariz.Américo desperta de um pulo. Pisca-Pisca medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não era tão mal feito assim. E segue para a casa refletindo:- Que coisa!... Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim, a primeira vítima teria sido eu? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum! Deixemo - nos de reformas. Fique tudo como está que está tudo muito bem.
E Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida à fora mas já sem a cisma de corrigir a natureza.
- A bola – Luis Fernando Veríssimo ( vídeo youtube)
Percepção de outras linguagens; estética; afetiva;valores:
- Imagens – fotografias dos locais;
- Desenhar a avestruz conforme a descrição do texto;
- Propaganda – Cerveja ( recriando o mundo);
- Análise das “vontades” – consumismo
- Questionamento: Seria correto uma avestruz em um apartamento?Quais consequências poderiam ocorrer?
Avaliação:
Produção escrita (em grupo) de um pequeno livro com uma HISTÓRIA
EM QUADRINHOS com base na Crônica: AVESTRUZ;
apresentações dos trabalhos para a sala. (socialização dos
trabalhos e discussão oral sobre conquistas e desafios ao decorrer
da produção do livro).
A construção coletiva
de um texto – o fazer junto- possibilita aos alunos uma experiência
modelar, que vai ajudá-los na elaboração da escrita individual.
Referências Bibliográficas
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard et al. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (Francófona). In: Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado das Letras, 2012. p. 35-60.
ROJO, Roxane. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. In: Curso EaD/EFAP: Leitura e escrita em contexto digital – Programa Práticas de leitura e escrita na contemporaneidade – 2012.
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