quinta-feira, 13 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem

Conto  Pausa  de Moacyr Scliar


Público-alvo:  9º ano. Objetivo: Explorar as capacidades de leitura em um conto contemporâneo.
Competências e habilidades:
  •  Inferir elementos da narrativa; reconhecer elementos da narrativa; analisar características do conto e desenvolver competência leitora.
  •  Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base na sua compreensão global.
Estratégias de leitura:

Ativação de conhecimentos de mundo; antecipação ou predição; checagem de hipóteses
  •  O que sugere o título "Pausa" ?
  •  Quais são as hipóteses plausíveis para a resposta à primeira pergunta da esposa da personagem   principal "Vais sair de novo, Samuel?" ?
  •  O que sugere a segunda fala da mesma personagem "Todos os domingos tu sais cedo" ?
Localização de informações; comparação de informações; generalizações
  • Como é o ambiente do conto e quais são as características da personagem principal? Que tipo de vida leva?   (Descrição de um ambiente urbano e de personagens de classe média).
Produção de inferências locais; produção de inferências globais
  •  Locais: Alguma referência ao nome "Samuel" ?   (nome judeu, povo que tem apego ao trabalho)
  •  Por que a personagem prepara sanduíches para levar em suas saídas aos domingos?
  • Por que a ida ao mesmo hotel todos os domingos?
  •  Por que é conhecido por outro nome lá?  (Isidoro)
  • Globais: Como é o relacionamento dele com a esposa? (Provavelmente não é um bom relacionamento; a esposa é rude, tem hábitos grosseiros)
  • Como ele reage ao apelo das mulheres no hotel?   (Ele as ignora)
Recuperação do contexto de produção; definição de finalidades e metas da atividade de leitura
  • O que você sabe sobre o autor?
  •  Que época parece ser registrada no conto?
  •  Há conflitos em questão?
  •  Você já leu outros contos do mesmo autor?
  •  Você já leu outras histórias de temática semelhante a do conto?
Percepção das relações de intertextualidade; percepção das relações de interdiscursividade
  •  Comparar o texto com a música "Cotidiano", de Chico Buarque, para a percepção da questão da   ruptura da rotina diária.


Todo dia ela faz tudo sempre igual

Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã


Todo dia ela diz que é pra eu me cuidar
E essas coisas que diz toda mulher
Diz que está me esperando pro jantar
E me beija com a boca de café


Todo dia eu só penso em poder parar
Meio-dia eu só penso em dizer não
Depois penso na vida prá levar
E me calo com a boca de feijão


Seis da tarde, como era de se esperar
Ela pega e me espera no portão
Diz que está muito louca prá beijar
E me beija com a boca de paixão


Toda noite ela diz prá eu não me afastar
Meia-noite ela jura eterno amor
Me aperta prá eu quase sufocar
E me morde com a boca de pavor


Todo dia ela faz tudo sempre igual
Me sacode às seis horas da manhã
Me sorri um sorriso pontual
E me beija com a boca de hortelã


Percepção de outras linguagens; elaboração de apreciações estéticas e /ou afetivas; elaboração de apreciações relativas a valores éticos e/ou políticos

  • Estudo de música e de filme: Linguagem sonora e audiovisual
  • As relações conjugais estão estáveis hoje em dia?
  •  De que forma a pressão do dia a dia influencia o comportamento das pessoas?
Recursos:

  • Disponibilização do texto escrito para todos os alunos da sala.
  • Execução da música "Cotidiano".
Avaliação:

  • Avaliação escrita sobre a compreensão das ideias principais e da situação retratada no conto.
  • Sugestão: proposta de produção de texto argumentativo sobre o tema.





  

Nenhum comentário:

Postar um comentário